top of page
Postagem em destaque

Exercício: Pe04_SUPINO PLANO com HALTERES_Descrição Técnica:

Em decúbito dorsal apoiado sobre o banco plano e com os pés no chão, e/ou cima do suporte do equipamento (onde coloca os pés). O indivíduo segura os dois halteres suspensos no alto, no plano transversal sobre o eixo longitudinal e com a articulação rádio-ulnar próximal em pronação, daí o executante flexiona os cotovelos e faz a extensão horizontal dos ombros Cexc, em seguida estendem os cotovelos e executa a flexão horizontal dos ombros Ccon, entretanto podendo deixar até que os braços fiquem alinhados com os ombros (igual a Figura 1.B), ou então, deslocar os halteres antes que os mesmos fiquem na linha dos ombros (igual a Figura 1.A) retornando a posição inicial.


MÚSCULOS AGONISTAS PRINCIPAIS: PEITORAL MAIOR porções (clavicular e estornocostal) DELTÓIDE porção (clavicular) e TRÍCEPS BRAQUIAL.

MÚSCULOS AGONISTAS ASSISTENTES: PEITORAL MENOR; SERRÁTIL ANTERIOR; CORACOBRAQUIAL e ANCÔNEO.


MÚSCULOS SINERGISTAS: DELTÓIDE porção (acromial); BÍCEPS BRAQUIAL porção (longa); SUBESCAPULAR; SUPRA-ESPINHAL; INFRA-ESPINHAL e REDONDO MENOR.


Ver á Figura Abaixo:

1.B) SUPINO PLANO com HALTERES: Início do Movimento. Obs: Técnica Normalmente executada na maioria das salas de musculação, porém menor torque muscular, ou seja, menor ativação nos músculos atuantes, neste exercício. Ver a citação abaixo:

Segundo LATARO, 2014:

Mas fazendo uma breve análise biomecânica nestas duas ações musculares na realização do supino plano com halteres (SPh), que são: contração concêntrica (Ccon) e a contração excêntrica (Cexc). Se verificar a figura 1.B, a linha de ação da resistência (LAR) no início movimento do SPh, se encontra na mesma direção linear do eixo de rotação (ER), concomitantemente o braço de momento da resistência (BMR) ele desaparece, ou seja, a sobrecarga vai anulando conforme LAR aproxima ao ER representada pela ilustração 1.B, ou seja, entra em um relativo ponto de descanso, porque a resistência externa comprime as articulações e resulta a neutralização do torque muscular (menor ativação dos músculos).

Agora se comparar o final do movimento (final da ação excêntrica) no SPh que está ilustrada pela figura 2 pode-se observar que a LAR e o ER estes dois componentes mecânicos estão afastados, proporcionando um grande braço de momento da resistência (BMR), consequetemente promove maior torque muscular em relação ao início do movimento (final da ação concêntrica) no SPh. Entretanto, o supino plano com halteres proporciona maior amplitude de movimento comparado com supino reto na barra, mas o SPh não tem BMR durante o final da Ccon (início do movimeto), porém o supino reto com a barra existe um braço de momento da resistência no final da fase concêntrica (início do movimento).

Análise e compare os gráficos do início do movimento durante o exercício Pe01_Supino Reto na barra livre, com o início do movimento deste exercício (Pe04_Supino plano c/ halteres).


2) SUPINO PLANO com HALTERES: Final do Movimento


Postagem recentes
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page