Exercício: Ts_03 PLANTAR em PÉ na MÁQUINA e/ou EXTENSÃO de TORNOZELOS na MÁQUINA_Descrição Técnica:
De frente para o aparelho e com os apoios do mesmo (braços da máquina) em cima dos ombros. O executante deve estar com a coluna ereta e com apenas os ante-pés (ponta dos pés) em cima da plataforma do equipamento, além disso, os joelhos devem estar semiflexionados (ligeiramente fletidos). Daí o aluno realiza a flexão plantar do tornozelo (extensão do mesmo) Ccon, em seguida faz a dorso flexão dos tornozelos (flexão do mesmo) Cexc, voltando na posição inicial.
MÚSCULOS AGONISTAS: TRÍCEPS SURAL (Gastrocnêmio Lateral; Gastrocnêmio Medial e Sóleo).
MÚSCULOS SINERGISTAS: PLANTAR; FIBULAR (Longo e Curto); TIBIAL POSTERIOR; FLEXOR LONGO dos DEDOS; FLEXOR LONGO do HÁLUX e QUADRÍCEPS (caso os joelhos tiverem semiflexionados durante a execução).
Obs.: Quando executamos este exercício com os joelhos ligeiramente fletidos (semiflexionados) tem menor força compressiva nos joelhos porque tira o centro rotacional desta articulação da mesma direção da linha de ação da resistência consequentemente proporciona a participação dos músculos extensores do joelho (QUADRÍCEPS) com a função neutralizadora do movimento (Sinergista Neutralizador) para inibir uma ação indesejada dos Gastrocnêmios de serem agonistas assistentes (motor secundário) na flexão do joelho e concomitantemente permitindo apenas ação dos Gastrocnêmios de serem agonista principal na planti-flexão do tornozelo (extensão dos tornozelos), pois os Gastrocnêmios são biarticulares. Contudo, fazer este exercício com joelho semi-flexionado (igual a figura abaixo) é Ergonomicamente mais adequado porque ativa o QUADRÍCEPS como músculos Sinergistas Neutralizadores protegendo os joelhos. Além disso, sem perder o potencial de ativação do TRÍCEPS SURAL.
Ver a Figura Abaixo:
PLANTAR em PÉ na MÁQUINA e/ou EXTENSÃO de TORNOZELOS na MÁQUINA